Talvez a primeira coisa que tenha passado pela sua cabeça foi que jovens japoneses têm preferido jogar Pokémon Go a conhecer novas pessoas, mas não, não é disso que se trata.
O Japão vem experimentando problemas relacionados a seu crescimento populacional há alguns anos. O número oficial divulgado registra que 8,4 crianças nascem para cada 1000 habitantes, e é estimado que a população do país diminua dos atuais 127 milhões para 87 milhões em 2060.
Os japoneses parecem não estar muito incomodados com a falta de sexo. Em pesquisa feita em 2015, cerca de 49% dos entrevistados entre homens e mulheres declararam não terem tido relação sexual no mês anterior, o que representa um aumento de 5% em relação a essa mesma pesquisa que foi feita em 2013.
A gravidade do problema, porém, parece estar atingindo outro patamar, em que a nova geração de jovens japoneses não tem demonstrado muito interesse em conhecer pessoas e começar um relacionamento, preferindo seus amigos como companheiros. Uma pesquisa feita pelo governo mostrou que 69% dos homens e 59% das mulheres no Japão não possuem um par romântico.
Além disso, outra pesquisa mostrou que em 2015, cerca de 40% dos solteiros japoneses não estavam ao menos interessados em encontrar um parceiro(a). As razões apresentadas para isso, segundo a pesquisa, foram bastante complexas, mas a maioria delas apontava para o fato de que a população solteira está mais preocupada com seus interesses pessoais, dando preferência à carreira profissional, mas o motivo mais importante e bastante citado foi de que os solteiros consideram relacionamentos amorosos algo tedioso.
De acordo com o jornal “Japan Times”, para lidar com o baixo crescimento populacional no país, o governo votou uma lei que garante ajuda em todos os estágios da vida, indo do casamento à gravidez, e até mesmo ao nascimento da criança. E com essa ajuda governamental, o país pretende começar a observar pessoas mais dispostas a formarem uma família.
Encarando a realidade, a maior dificuldade do Japão não começa em fazer sua população querer ter filhos, mas o processo é ainda mais difícil, pois os japoneses precisam, em primeiro lugar, querer conhecer uns aos outros.